segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dica de leitura: Manual prático do júri



Essa é uma dica que deixo com enorme satisfação, já que tive a felicidade de ser aluno do professor Romualdo Sanches Calvo Filho, autor da obra, no curso da Academia Paulista de Direito Criminal. Já procurei muito, mas ainda não encontrei nenhum livro que chegue perto deste quando o assunto é a prática no Tribunal do Júri.
A obra traz um breve histórico do Tribunal do Júri, trata do sumário de culpa e sua fase pré-processual, do julgamento em plenário, dos quesitos e da comunicação verbal no Júri. Além das observações técnicas, há muitos apontamentos diretamente relacionados à prática, resultantes da vasta experiência do autor.
No capítulo relacionado à comunicação verbal, o autor discorre a respeito da oratória como ferramenta imprescindível de persuasão para o tribuno, cuida da parte gestual, das saudações iniciais, da improvisação, do contato com os jurados, da postura e até mesmo da imagem, dentre muitas outras questões importantíssimas no Tribunal Popular.
Arrisco dizer que o curso da Academia Paulista de Direito Criminal, bem como o livro ora indicado, me inspiraram a criar este espaço. Eu estava cansado de participar de cursos enfadonhos e de ler livros rigorosamente científicos, limitados às questões teóricas. Os livros de prática, por outro lado, limitam-se aos modelos.
É verdade que o direito é uma ciência, mas procuro encará-lo como mero instrumento de trabalho, porque é isso o que verificamos no dia-a-dia. Conhecer a ciência é fundamental, mas apenas isso não basta. Só se aprende a advogar na prática, com a barriga no balcão, mas é sempre possível compartilhar experiências e impressões.
O mundo jurídico precisa de mais pessoas como o professor Romualdo, dispostas a compartilhar experiências, sem se prender ao egoísmo. Este livro é um claro exemplo disso, e por essa razão mostra-se imprescindível para aqueles que se iniciam na advocacia criminal e especialmente para aqueles apaixonados pelo Tribunal do Júri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário