segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Dica de leitura: Oratória para advogados


A obra "Oratória para advogados e estudantes de direito", de Reinaldo Polito, é um ótimo instrumento para aqueles que militam na advocacia. Falo em instrumento de trabalho, pois não se trata de obra que merece ser lida e esquecida numa estante. Não, pelo contrário, deve ser lida e relida, estudada e interpretada, sempre que possível. Funciona, em verdade, como um manual, para ser consultado reiteradamente, sempre que as circunstâncias exigirem.
Este maravilhoso livro trata dos atributos da boa oratória do advogado, onde aborda a credibilidade, a voz, o vocabulário, a expressão corporal e a aparência, bem como das técnicas de apresentação e das circunstâncias especiais, tais como o improviso e as entrevistas, no rádio e na televisão. De linguagem simples, contém ainda ilustrações extremamente relevantes e elucidativas, principalmente no que diz respeito aos gestos e à postura.
É sabido que se costuma exigir de todo e qualquer advogado uma oratória impecável ou, no mínimo, satisfatória, e que essa exigência multiplica-se no que toca aos advogados criminalistas, já que os grandes criminalistas do passado e do presente sempre se notabilizaram nesse quesito. É nas sustentações orais e no júri que se destacam os melhores advogados, e para quem quer crescer profissionalmente não há como evitar situações como essa para sempre.
Afirmo que notei uma melhora considerável em minha comunicação diante de clientes e advogados mais experimentados, nas incontáveis reuniões e exposições inerentes ao exercício da advocacia. Também verifiquei melhoras nos debates, nas sustentações orais e no relacionamento com a imprensa. É óbvio que não basta a leitura de um único livro, mas lhes apresento aqui uma das principais - talvez a principal - obras a respeito da oratória.
Reinaldo Polito é um excelente e renomado professor, que ministra um curso de oratória na cidade de São Paulo, escreve artigos sobre o tema em diversas revistas e jornais e tem vários vídeos disponíveis na internet. Aborda, com precisão e simplicidade, uma oratória moderna e eficaz, extremamente útil nessa época em que já não há mais espaço ou paciência para os "Rolando Lero" de plantão. Como se diz: Falar até papagaio fala. Comunicar é outra coisa.

2 comentários: